Top 3: As cidades mais inteligentes do mundo

Desde 2013 que a IESE Business School, em Barcelona elege as cidades mais inteligentes, ou seja, que estão na vanguarda da tecnologia. Assim, não é de estranhar que de ano para ano a organização tenha de aprimorar os seus critérios.

Em 2018, a IESE analisou cerca de 165 cidades de 80 países, com base em nove dimensões consideradas as mais importantes numa cidade inteligente: economia, coesão social, capital humano, meio ambiente, governação, planeamento urbano, tecnologia, alcance internacional, mobilidade e transporte.

O objetivo é simples: incentivar as cidades a fazer mudanças e a desenvolver ideias e ferramentas inovadoras.

Agora, vamos ao que interessa: quais são as cidades a que devemos ficar atentos?

1 – Nova Iorque

Corria o ano de 1979 e Frank Sinatra cantava algo como “ New York … a city that never sleeps”. Em 2019, por incrível que pareça continua igual! Nova Iorque continua a ser umas das principais capitais do mundo e um dos principais polos de conhecimento e inovação.

No índice da IESE, Nova Iorque ficou em primeiro em quase todas as dimensões: é o centro económico mais importante do mundo, no planeamento urbano e alcance internacional.

Um dos exemplos de inovação e desenvolvimento desta cidade é a plataforma desenvolvida em conjunto com a CISCO que converte sistemas telefónicos públicos antigos para fornecer acesso à internet para todos.

2-  Londres

Londres ficou em 2º lugar mas por pouco. Aliás, ficou em 1º na categoria de capital humano e a 2º posição em alcance internacional, mobilidade e transportes.

Um dos projetos mais emblemáticos é o London DataStore que conecta todos os cidadãos a todos os eventos que acontecem na cidade, estatísticas e informações, desde compras até taxas de criminalidade. Este projeto recebeu o Prémio Open Data Publisher de Dados Abertos Internacionais (IOD) em 2015 por permitir o acesso aberto a todos os dados tanto aos governantes como a cidadãos.

3 – Paris

Sendo uma das principais atrações turísticas do mundo, seria normal que Paris sofresse com o excesso de sobrelotação de habitantes/turistas, mas não é isso que acontece.

A capital de França é reconhecida pelo seu sistema de metro extremamente eficiente, pela sua rede ferroviária (TGV), pelo número elevado de rotas aéreas e pela implementação de um dos primeiros sistemas de bicicletas compartilhadas do mundo. Motivos que colocam Paris em primeiro lugar nas categorias de mobilidade e transporte.

Também é altamente valorizado o fato de todas as infra estruturas parisienses serem construídas de modo a garantir que a arquitetura histórica da capital e os marcos sejam preservados.

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com