Cidades inteligentes: o que são e para onde nos levam?

Sabiam que 50% da população global vive em cidades? E que até 2050 estima-se que mais de 75% vá viver  para os centros urbanos? E já pensaram nas consequências que este crescimento desenfreado vai trazer? E nas oportunidades?

Peter Drucker* diz que “cada alteração social e global dos nossos dias é uma oportunidade disfarçada” e não será esta a maneira correta de olhar para o crescimento das cidades?

A verdade é que com a consciencialização dos governantes para os problemas sociais e ambientais das cidades surgiu a oportunidade de criar soluções inovadoras para estes mesmos problemas.

O conceito Smart Cities ou Cidades Inteligentes surge para designar cidades onde estão a ser implementados sistemas de mudança, através de novas tecnologia e sempre com a participação dos cidadãos .

As cidades inteligentes utilizam a tecnologia para melhorar as infraestruturas e o planeamento urbano, tendo sempre em mente que o desenvolvimento provém da sinergia das pessoas com a tecnologia, que em conjunto vão promover valores como a eficiência, a mobilidade, sustentabilidade urbanismo, economia, educação, segurança e empreendedorismo.

Em linha com as grandes empresas, o propósito é criar com base na inovação e no conhecimento estruturas que dinamizam o desenvolvimento sustentável das cidades. Com o  criação de soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras, o objetivo é que os cidadãos possam ter qualidade de vida independentemente do crescimento da cidade.

Para tal, é necessário que o governo e a população reforçem a comunicação, com base em pilares como a transparência, de forma a responder às necessidades dos cidadãos e também a descodificar a melhor solução para lhes fazer face.

No futuro, prevê-se então que a maiorias das cidades  tenham implementado projetos tecnológicos que garantam soluções.

As medidas que hoje estão a ser estudadas e desenvolvidas são a prova de que “cada alteração social e global” pode e é uma oportunidade.

O futuro é agora, as cidades inteligentes uma realidade, e nós na buildtoo, enquanto agregadores, criadores e promotores de conhecimento e soluções tecnológicas no setor da construção fazemos parte desta mudança.

* Escritor e Professor Austríaco considerado como o pai da administração moderna.

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com