BIM: a caminho do presente

Longe vão os tempos em que a tecnologia não era tema nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção, em que falar-se de BIM (Building Information Modeling) era como entrar numa realidade paralela, com tanto de entusiasmo pelo potencial, como de receio viesse (quase) substituir o Arquiteto. 

Sim, agora é diferente, esta forma de trabalho conquistou tudo e todos, e já não é possível voltar atrás, e podemos dizer que evoluímos. Se ainda não apanharam este comboio, não percam mais tempo, venham connosco. 

Desmistificando o “bicho papão”, o BIM não é mais do que uma metodologia de trabalho que armazena e facilita a troca de informação entre todos os intervenientes do projeto, criando modelos virtuais com todas as características físicas e funcionais de uma edificação, que contém todas as informações de construção disponíveis em projeto. A criação, edição e gestão dos modelos e sua informação é apoiada em softwares com potencialidades BIM que permitem executar o projeto com diversos níveis de desenvolvimento/detalhe, possibilitando, aos intervenientes do projeto, especificar e articular através de referências técnicas e visuais, o conteúdo e confiabilidade dos modelos nos vários estágios dos processos de conceção e construção.  

A não duplicação de tarefas, a compatibilização dos projetos, prazos alargados para revisão de projeto e a melhoria do tempo de desenho, são algumas das maiores vantagens de utilização desta metodologia. Para além disso, permite identificar e antecipar problemas típicos, ainda no decorrer da fase de projeto, desde as mais embrionárias às mais avançadas, possibilitando a prevenção de problemas que podem ocorrer durante a construção.  

Resumindo, através de um modelo digital e sendo uma metodologia colaborativa, o BIM permite construir e gerir virtualmente um projeto durante todo o seu ciclo de vida. Esta abordagem é já uma realidade obrigatória a nível internacional e passará, muito em breve, também a ser em território nacional!  

E estarão as empresas preparadas para a mudança? Algumas sim, outras nem tanto, pois a alteração do método tradicional para o BIM não acontece de um dia para o poutro, na medida em que implica um reset ao mindset empresarial, uma sensibilização de toda a equipa, mais formação dos órgãos de gestão da empresa, o custo de paragem associado a implementação da metodologia e um maior esforço financeiro a curto prazo (formação das equipas de trabalho e a substituição de hardware e software). Poderá não ser uma tarefa fácil, mas podemos adiantar desde já que vai valer, mesmo, muito a pena! 

E não é só opinião, também a lei vai acompanhar a tendência. Uma das medidas do Programa Mais Habitação, Proposta de Lei 64/XXIII/2023, esta realidade está mais presente que nunca, pois visa, de acordo com o Artigo 2º, alínea b), “determinar a obrigatoriedade de, a partir de 1 de janeiro de 2025, se apresentar o projeto de arquitetura e os projetos de especialidades modulados digital e parametricamente e coordenados de acordo com a metodologia Building Information Modelling (BIM), e entregues no formato Industry Foundation Classes (IFC)”. 

Na verdade, há já 7 anos que a TUU alertava para a necessidade de ter o BIM como ferramenta obrigatória em projetos de Arquitetura, facto é que fomos pioneiros ao integrar todos os projetos em BIM, desde o levantamento à gestão da manutenção, com integração de todas as especialidades.  

Esta é só uma das muitas portas de entrada para a inovação e transformação do setor da construção. Temos a certeza que muitas se seguirão, como a introdução de nuvem de pontos, uma coleção de pontos adquiridos por Scanners 3D a laser ou outras tecnologias que permitam criar representações (desenhos) 3D de estruturas já existentes, sem a necessidade de desenhar linha a linha como antigamente ou até a colocação de câmaras em obra para controlo e monitorização de fiscalização e, até um dia, as plataformas de trabalho para gestão de processos construtivos em obra! E nesta, também nós já fomos visionários com a Buildtoo! 

É verdade! Sempre construímos antes da construção!  

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com