Para um empreendedor ter uma ideia de negócio é geralmente a parte fácil do processo de criação de uma empresa, o mais difícil, na maioria dos casos, é concretizá-la!
Cada vez mais, o conceito de startup é uma classificação normal para o estado de desenvolvimento de uma empresa em Portugal, que procura validar um produto ou serviço inovador, com um modelo de negócio replicável e escalável, cuja concretização depende, muitas vezes, de investimento.
Todo e qualquer apoio que possa ter nesta fase embrionária, antes de garantir que se torna capaz de crescer de forma sustentável, é certamente bem-vindo, por isso importa falar das Incubadoras de Empresas.
No início de vida das startups, por vezes apenas existe uma equipa com uma ideia de negócio. É aqui que as incubadoras entram, disponibilizando espaço de trabalho e apoio de especialistas do mundo empresarial.
A incubação de projetos nestes espaços impulsiona o contacto entre as empresas incubadas, oferecendo uma panóplia de soluções e convívios enriquecedores, entre mentores e investidores, sendo esta sinergia entre empresas benéfica para o desenvolvimento do projeto.
Em Portugal existem cerca de 120 incubadoras, certificadas pelo IAPMEI, que possibilitam a incubação física ou virtual de projetos. Neste artigo identificamos 5 das principais incubadoras Portuguesas.
Instituto Pedro Nunes, Coimbra
Criado em 1991, pela Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes é uma incubadora de empresas e ideias que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, entre o meio científico e o tecido empresarial.
Desde 2014, com o propósito de apoiar as startup que utilizam tecnologias espaciais para fins industriais e comercias não espaciais, a ESA BIC Portugal, agência Espacial Europeu está sediada.
Empresas como a Critical Software, WIT Software e a Crioestaminal são exemplos de negócios que cresceram no IPN.
Em 2018, o Instituto Pedro Nunes foi nomeado pela UBI Global como a 5º melhor incubadora de base universitária do mundo.

Universidade de Aveiro Incubator, Aveiro
Sediada no Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park, a Universidade de Aveiro Incubator, iniciou atividade em 1996, com um espaço que promove a dinamização e apoio ao desenvolvimento de ideias e startups, maioritariamente de base tecnológica.
A atividade desenvolvida para toda a comunidade da região tem obtido resultados a nível nacional e internacional destacando-se em 2º lugar no concurso mundial Best Science Based Incubador.

UPTEC, Porto
O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, fundado em 2007 e integra dois tipos de estruturas a incubação e o centro de inovação empresarial.
Nas incubadoras, o UPTEC, tem como intuito apoiar os empreendedores de diversas áreas como artes, ciências e tecnologias, a transformar as suas ideias em projetos sólidos, oferecendo um ambiente favorável à inovação e à criação de empresas assumindo uma ponte privilegiada de conhecimentos entre a universidade e o mercado, valorizando o tecido socioeconómico da região.

Startup Lisboa, Lisboa
A incubadora de empresas, Startup Lisboa fundada em 2011 pelo município de Lisboa, Banco Montepio e IAPMEI (Agência Portuguesa para a Competitividade e Inovação), contudo só iniciou atividade em fevereiro de 2012.
A missão da Startups Lisboa é ajudar os empreendedores na criação de empresa durante o primeiro ano de atividade, promovendo a criação de emprego e apoio ao nível urbano, social e económico da cidade de Lisboa.
Em 2013, recebeu o prémio People’s Choice Award como a melhor aceleradora e incubadora Europeia, no London Web Summit.

ANJE, vários pontos do país
A Associação Nacional de Jovens Empresários, ANJE, é uma associação de direito privado e de utilidade pública fundada em 1986, com espaços em diversos pontos do país, mais concretamente Évora, Faro, Gondomar, Lisboa, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vizela.
A associação disponibiliza incubadoras para empresas de base tecnológica que visa o acompanhamento e aconselhamento empresarial, apoio à internacionalização, realização de ações de formação profissional e a criação de redes de networking.
Em 2012, foi distinguida pelo presidente da República com Ordem de Mérito pela relevância pública da atividade desenvolvida a favor do empreendedorismo jovem.
